Globo fecha Copa com Galvão Bueno em tom de despedida

Da redação por Abrahão Crispim

© Fornecida por divulgação
Parece que Galvão Bueno está se despedindo da narração da Globo. Então, cabe contar uma história interessante.
Galvão entrou na Globo em 1981, mas durante alguns anos foi o segundo narrador, atrás primeiro de Luciano do Valle e depois de Osmar Santos.
Foi só no final dos anos 80 que ele assumiu o posto de narrador número 1 da Globo.
Mas Galvão saiu da Globo em 1992 e retornou em 1993. E essa saída é que é interessante.
Collor foi eleito com total influência da Globo, mas assim que chegou ao poder começou a nutrir o sonho de se livrar dos Marinho.
Pra isso distribuiu licenças de um negócio chamado DISTV para vários laranjas. A DISTV era uma invenção de Sarney (que ele próprio não teve tempo de usar) para implementar a TV a cabo no Brasil de forma disfarçada. Se tivesse dado certo, os laranjas de Collor ocupariam o espaço que acabou sendo da NET.
Mas ele também visou a TV aberta. Primeiro, se aliou ao empresário de educação Di Gênio para montar uma TV chamada Jovem Pan. Depois, escolheu dois laranjas. Um deles, Hamilton Lucas de Oliveira, comprou a falida Manchete. O outro, José Carlos Martínez, montou a OM, atual CNT. E, por fim, mandou o governo fazer vista grossa para a entrada de dinheiro ilegal no país para o Edir Macedo montar a Record, ganhando a simpatia da IURD.
Com isso, Collor esperava montar um império para desbancar os Marinho. Mas os donos da Globo identificaram a movimentação, bancaram a campanha do impeachment e Collor dançou.
Ocorre que, em 1992, a OM comprou (com apoio do governo federal) os direitos da Libertadores e contratou Galvão Bueno para ser narrador e diretor de esportes. E Galvão largou a Globo em troca do projeto de Collor.
Um ano depois, com o impeachment, a OM quebrou e Galvão teve que voltar com o rabo entre pernas para a Globo, que, justiça seja feita, o aceitou de volta como narrador principal.
Mas, se o plano de Collor tivesse dado certo, Galvão teria ajudado a derrubar os Marinho.
SERVIÇOSR7-PARCERIA-DEOLHONAMIDIA
Mk Designer e Layouts